2 de maio de 2011

Jogos Vorazes


O mudo como conhecemos não existe mais. Foi destruído.Devastado pelo homem.

O pouco que restou se tornou Panem. Sua capital e seus distritos.
E como sempre acontece, os que estão no poder, dominam e subjugam os demais. O povo já não pode agüentar, a revolta cresce a cada dia e a revolução se instaura.

Porém o poder da Capital é infinitamente maior. Os rebeldes são eliminados. Mas isso ainda é pouco para a Capital e o Distrito 13 é completamente destruido. Liquidado. Agora restam apenas 12.
E para comemorar a vitória e manter viva a força do seu poder e o medo entre as pessoas, nasce os Jogos Vorazes.

Todo ano os Jogos Vorazes tem inicio com o dia da “colheita”, quando representantes da Capital visitam cada um dos Distritos sorteando os tributos.
Os tributos nada mais são do que jovens entre 12 e 18 anos. Sempre são escolhidos um garoto e uma garota, num total de 24 jovens.
Após o sorteio os tributos são arrancados de sua família e enviados a Capital para dar inicio aos preparativos dos jogos.
Mas o que são os exatamente os Jogos??

Uma carnificina!!

Esses 24 jovens serão jogados em uma arena onde a única regra é matar ou morrer. Só existirá um vencedor.
E tudo isso é transmitido ao vivo em rede nacional. Um recado bem claro da Capital a toda população: podemos matar seus filhos quando e como quisermos, e ainda nos divertimos com isso. Vocês ainda pensam em se rebelar??

E assim conheceremos a história de Katniss e Peeta. Os dois tributos do distante Distrito 12.

Katniss foi obrigada a se virar desde muito cedo. Com a morte do pai a sobrevivência dela, da irmã e da mãe se tornaram sua responsabilidade.
Peeta é o filho do padeiro do Distrito e teve a sorte de ser muito melhor alimentado, porém Katniss é muito mais esperta.

Mas Katniss não pode matá-lo. Não Peeta. A única pessoa que foi capaz de devolver suas forças e sua esperança, quando ela julgava não haver mais nada. Ela se sente em divida com ele.
Como se isso já não fosse o suficiente para deixá-la confusa, durante a preparação dos jogos Peeta confessa ser apaixonado por Katniss desde sempre.

Isso abala Katniss. Ela não sabe o que pensar. E pior não sabe como agir.
Entretanto, quando os jogos se iniciam Peeta parece unir-se aos demais competidores para caçar e matar Katniss.

Katniss está confusa, revoltada e disposta a tudo para vencer, até mesmo matar. Mas será que ela seria capaz de matar Peeta? E Peeta estava mentindo antes ou agora? Ele seria capaz de matar Katniss?

Um livro incrível!!! Muito bem estruturado e amarrado. Revoltante do inicio ao fim, entremeado com pequenos gestos de doçura.
A finalidade dos jogos vorazes é unicamente alimentar o medo entre a população através da força.
Eu ficava arrepiada a cada cena lida sobre o que se passava na arena. Revoltada por imaginar que isso era considerado diversão por alguns, ao menos pela população da Capital, já que eles não oferecem tributos.

A determinação de Katniss é surpreendente. Ela é uma vencedora. Talvez não nos jogos, mas na vida.
Já Peeta é controverso. Em alguns momentos ele parece ser muito doce, já em outros, completamente manipulador.
Fica difícil saber se ele está realmente apaixonado ou manipulando a opinião publica na tentativa de manter-se vivo.

Tentei muitas vezes imaginar como seria viver uma situação dessa. Como eu reagiria. E cheguei à conclusão que quando as únicas opções são matar ou morrer, com certeza encontramos forças para matar.

Esse é o primeiro livro de uma trilogia, o que nos leva a conclusão que Peeta ou Katniss foi o vencedor. Entretanto qual deles teria sido corajoso e forte o suficiente? E mais, como seria voltar para casa e retomar sua vida após viver esses momentos de crueldade extrema.

Mesmo sendo totalmente ultrajante convido vocês a fazerem suas apostas. Peeta ou Katniss??

PS1: Estou louca pelo segundo volume: Em Chamas.
PS2: O sucesso do primeiro livro foi tanto que já temos uma adaptação para o cinema em andamento, com previsão de estréia para março de 2012.
PS3: Para maiores informações confiram o site http://www.jogosvorazes.com.br/ .