20 de setembro de 2010

O Óbvio que Ignoramos


O que vem à mente quando pensamos no que faz com que algumas pessoas tenham sucesso e outras não? Destino? Oportunidades? Educação? Inteligência? Sorte? Hábitos? Potencial?

Prepare-se você irá se surpreender com a verdade dos fatos.

Com certeza o livro será colocado nas prateleiras de auto-ajuda, mas antes de torcer o nariz para esse fato, leve em consideração que isto é apenas um rótulo, eu não achei nada de auto-ajuda, achei que o livro se parece muito mais com uma reportagem ou com um artigo cientifico, e como tal nos leva a pensar e algumas vezes a mudar atitudes no nosso dia a dia.

Por que achei isso??? Porque Jacob escolheu um tema, no caso o sucesso, e buscou indicações de porque algumas pessoas alcançam o sucesso e outras parecem viver apenas na linha mediana. O que difere uma pessoa de sucesso das outras.

E foi aqui que percebi que ele não iria ficar falando um mantra, tipo: “Pense positivo e tudo dará certo”, não, o que ele nos mostra são dados baseados em pesquisa, e é praticamente impossível não se enxergar em uma ou outra situação, ou em várias delas e perceber que às vezes fazemos escolhas equivocadas sem nem ao menos percebermos.

Iremos através dessa leitura entender um pouco mais da mente humana, o que e o por que algumas coisas nos movem enquanto outras nos deixam paralisadas.

Durante toda a leitura uma história divulgada em e-mail passeava vez ou outra na minha mente, e percebi que esse é um exemplo claro do que pode acontecer com nossa mente e com a nossa vida se a gente assim permitir.

Conta à história, que dois amigos patinavam num lago congelado, quando de repente um deles cai no lago, a outra criança vendo que está só fica desesperada, tira os patins e começa a quebrar o gelo na tentativa de ajudar o amigo. Quando a ajuda chega, a criança já havia conseguido retirar a outra das águas geladas. Muitos não conseguiam entender como e começam a perguntar:

Como você conseguiu isso? É impossível. Você é muito fraco e pequeno e este gelo está muito grosso.

Então uma outra pessoa diz saber como ele conseguiu e fala:

Ele conseguiu porque não tinha ninguém aqui para dizer que ele não era capaz.

Essa simples história mostra alguns dos fatos abordados no livro, até onde deixamos o meio exterior abalar, moldar ou manipular o nosso interior.

Enfim, um livro que vale a pena ser lido. Que nos ensina a entender e compreender, através de estudos científicos um pouco mais de nós mesmos.