26 de novembro de 2010

Saving Zoe


Nessa historia de Alyson Noël, os segredos de uma irmã salvam a vida de outra em mais de uma maneira. Echo é uma adolescente de 15 anos e tem seus problemas típicos da adolescência. Como se já não fosse o bastante. Echo tem que lidar com assassinato da sua irmã Zoe. Mesmo que tenha passado um ano, Echo ainda esta se recuperando da tragédia que mudou sua vida. Linda e cheia de vida Zoe era a que mantinha sua família unida e mesmo que as duas irmãs fossem diferentes como dia e noite, elas tinham um vínculo que Echo não podia esquecer.
Quando o namorado de Zoe, Marc aparece com o diário dela, Echo não acredita que nele não tenha nada que ela já não saiba. Mas ela se deixa levar pela curiosidade e começa a ler e descobre que sua irmã tinha um segredo em vida que ninguém sabia nem sequer Echo.

Está é uma história sobe família. Sobre como a dor do luto atinge e modifica cada um dos envolvidos
O pai de Echo se distanciou da família, afundando cada vez mais no trabalho e passando cada vez menos tempo em casa.
A mãe de abandonou tudo e todos e se entregou à depressão. Após as “pílulas da alegria” ela parece melhor. Até voltou ao trabalho. Mas Eco sabe que isso tudo é um “verniz” que pode rachar a qualquer instante.
Echo tem que lidar com a dor de ter perdido a irmã amada. Seu modelo de pessoa. Seu ídolo. Tudo o que ela gostaria de ser. E ainda lidar com a família destruída e com os olhares de pena dirigidos a ela.

Em diversos momentos ela só quer sumir, desaparecer.

Quando Marc entrega o diário de Zoe para Echo, exatamente no aniversário de um ano de sua morte, Echo não sabe o que pensar.
Conforme ela lê o diário, percebe que não conhecia tão bem assim sua irmã. Que Zoe tinha muitos segredos e que seu destino parecia estar traçado rumo a tragédia, como um trem desgovernado.

Será através do diário que Echo irá tentar se libertar da dor que sente e ajudar os pais a entenderem e lidarem com a dor.
Zoe mesmo morta será aquela que manterá a família unida não apenas por ser o certo, mas, porque eles estão ligados por profundos laços de amor.

É impossível ler este livro sem se emocionar. Sem sentir dor, tristeza e raiva em vários momentos.
Por diversas vezes me vi falando: “Você não percebe que isso é errado?? Que isso vai te fazer mal?? NÃO faça isso”.

Mesmo sentindo raiva de Zoe em alguns momentos (e até de Echo por quere ser igual à irmã, viver a vida da irmã, sem perceber o quanto tudo está errado) por suas atitudes impensadas, senti pena na maior parte do tempo. Pena por Zoe não ser capaz de perceber o quanto tinha e o quanto estava perdendo com suas atitudes.
Sofri muito por Echo também que sempre se sentiu uma sombra da irmã. Zoe era a luz, Echo apenas seu reflexo. E essa é uma verdade bastante distorcida dos fatos.
E como não se apaixonar por Marc?? O namorado misterioso de Zoe, que tentou, mas não pode salvá-la de si mesma, e que ainda se culpa por isso.

Leiam e se apaixonem. Um livro triste, sofrido e ainda assim especial.