10 de novembro de 2010

Querido John

“Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre.


John Tyree foi um adolescente super-hiper-mega rebelde, que acabou entrando para o exercito numa tentativa de mudar de vida, ou melhor, de encontrar um rumo para sua vida. Foi enviado para uma base de treinamento na Alemanha, e durante uma licença volta para casa para rever o pai.

Será durante essa licença que ira conhecer Savannah Lynn Curtis, uma estudante que passa as férias construindo casas para os necessitados através do projeto Habitat para a Humanidade.
No momento em que os olhos de John cruzam com os olhos de Savannah ele sabe que algo dentro de si mudou. Assim mesmo. Rápido e certeiro como uma bala.
O romance tem data certa para acabar, afinal John irá retornar para a Alemanha dentro de duas semanas e nenhum relacionamento será capaz de resistir a essa distância. Ou será??

Eles prometem que sim. Que o Amor que sentem um pelo outro será capaz de resistir a distancia e para diminuir a saudade, prometem escrever toda semana, dividindo assim o que está acontecendo na vida de ambos. E faltam apenas dois anos para John poder deixar o exercito, e dois anos passam rápido e John terá duas licenças nesse período. Tudo dará certo.

Mas então vem o 11 de setembro. As torres gêmeas vão ao chão. Muitas pessoas morrem. O medo e a cede de vingança se instala com a mesma intensidade, e John deverá tomar a decisão mais difícil de sua vida. Escolher entre seu país e seu amor por Savannah.

Eu adorei o livro. Nicholas Sparks com certeza habita o nicho dos meus autores preferidos. Ele tem uma sensibilidade impar ao escrever sobre os sentimentos e os relacionamentos humanos.
Apesar do mote da história ser a relação amorosa entre John e Savannah, foi à relação entre John e seu pai que mais me comoveu.
O pai de John é uma pessoa diferente, distante, e quando conseguimos entender o que se passa com ele, é impossível não admirá-lo.

Particularmente me identifiquei com a história, pois também namorei a distancia, e não é nada fácil não ter a pessoas amada por perto.

O livro é um sucesso de venda e eu com certeza recomendo. O final não é aquilo que poderíamos esperar e isso fez com que eu gostasse ainda mais. Não é nada surpreendente, mas também não é o óbvio que sempre acontece.

Um sucesso como esse só poderia ir parar nas telonas do cinema, eu ainda não assisti. As criticas foram controversas, alguns amaram outros odiaram, fica o trailer para você começar a imaginar o que o aguarda.