3 de novembro de 2010

Angelologia - O conhecimento dos Anjos


“Sensual e intelectual em igual medida, este é um thriller tremendamente inteligente. De que outra forma seria possível unir os anjos da Bíblia e os textos apócrifos, o mito de Orfeu, a geografia da Bulgária, o monasticismo medieval, os Rockefeller, nazistas, freias e a musicologia?”
E como é esplendido que isso tenha sido feito.
The New York Times Book Review

Esqueça tudo o que você sabe sobre os anjos. Nada de seres angélicos, doces e meigos, com halo de luz que espalham bondade. Nem mesmo o tipo de anjo “bad boy” mas com bom coração.
Aqui os anjos são maus. Aqui os anjos se sentem superiores a raça humana e você com certeza não irá querer cruzar com um deles.

Tudo começou quando os anjos enviados por Deus para zelar por Adão e Eva no paraíso, resolveram tomar para si as mulheres da terra. Esses anjos eram conhecidos como Vigias e os filhos desse cruzamento são os Neflins.
Como forma de punição por este ato, Deus aprisionou os Vigias no fundo de uma cratera onde aguardarão o momento do juízo final.
Diante da dor e do desespero dos Vigias, o anjo Gabriel, enviado a terra para cumprir as ordens de Deus, se comoveu e atirou sua lira na cratera na intenção de minimizar a dor dos anjos aprisionados através da música.
Mas a lira de Gabriel tem muito mais poderes do que ele mesmo poderia imaginar, e é a busca por este instrumento celestial pelos Neflins e pelos angelólogos que irá determinar e traçar os rumos de toda a nossa história.
Os Neflins a querem para assim ter mais poderes sobre os humanos, e os angelologos a querem no intuito de se livrar de uma vez por todas do domínio dos Neflins.
O livro é dividido em 4 partes.

Está fábula é para vós
Que elevais vossa atenção
Em direção à luz dos céus;
Pois aqueles que, vencidos,
Dirige os olhos para baixo
E contempla a caverna infernal
Perderá todos os dons.
Boécio, O Consolo da Filosofia

Na primeira parte seremos apresentados a Evangeline e a Verlaine.
Evangeline é uma simples freira no convento de Santa Rosa, e Verlaine é um professor de história da arte.
Será através de um trabalho que Verlaine está realizando para o misterioso e assustador Percival Grigori, que ele e Evangeline se encontrarão, e será como se ambos tivessem aberto a “caixa de Pandora”, e agora não há como voltar atrás. A roda da vida está girando e o futuro da humanidade parece depender deles.

Louvai-o ao som da trombeta
Louvai-o com a lira e a citara
Louvai-o com tímpanos e danças
Louvai-o com címbalos sonoros,
Louvai-o com címbalos retumbantes
Salmo 150

Na segunda parte mergulharemos fundo no mundo da angelologia. Seremos transportados para uma Paris pré segunda guerra e para os montes Ródopes na Bulgária.
Aqui entenderemos toda a complexidade e dificuldade do trabalho dos angelologos. A guerra explode. O que já não era fácil, fica ainda mais difícil, e os angelologos correm contra o tempo para esconder a descoberta mais importante de suas vidas.
Foi a parte mais cansativa do livro, devido à quantidade de notas. Havia paginas em que quase a metade era preenchida por notas, algo que me irrita, pois é como se estivéssemos lendo o livro juntamente com um dicionário.


 E apareceram dois homens à minha frente, muito altos, como eu jamais vira na Terra. Seus rostos brilhavam como mo sol, seus olhos eram lâmpadas e fogo saía de seus lábios. Suas roupas pareciam feitas de pena. Seus pés eram vermelho-escuro, sas asas, mais brilhantes que o ouro e suas mãos, mais brancas que a neve.
O Livro de Enoque

A terceira parte é onde toda a aventura e ação acontecem e todos os mistérios começam a ser esclarecido.
O ritmo passa a ser intenso e a leitura se desenrola rapidamente.
A cada página lida tanto os angelologos quanto os Neflins estão mais próximos de alcançar seus objetivos, e a vitória irá depender apenas de um pequeno detalhe.

Logo, o anjo começou a cantar; seu tom de voz subia e descia, acompanhando a lira. Como que obedecendo ao comando daquela divina progressão, os outros anjos se juntaram a ele, criando uma música celestial, em uma congregação de dezenas de milhares de anjos, semelhante à descrita por Daniel.
O Venerável Padre Clemais da Trácia

Na ultima parte o destino de todos os personagens, humanos e Neflins, estarão nas mãos de uma única pessoa.
Bondade, amor e justiça, ou, poder, sedução e luxuria.
Esses serão os fatores determinantes no momento da decisão que determinará o futuro do mundo tal qual como o conhecemos.

O livro teve uma alternância de momentos altos e baixos. A segunda parte foi realmente cansativa, porém necessária. O final foi muito diferente do que eu havia imaginado, mas uma vez que as comportas foram abertas, não existe mais como segurar a força das águas.