25 de agosto de 2010

Uma Crença Silenciosa em Anjos



...E fez essas coisas com ela nas arvores, junto ao rio, e quando acabou de fazer essas coisas, cortou-a em cinco pedaços, e um desses pedaços era a cabeça e o pescoço com o braço e o ombro direito pendurados, e outro era o resto do tronco – o braço e o ombro esquerdos, quase todo o flanco, mas sem a mão esquerda...e procuraram durante muito, muito tempo, mas nunca encontraram aquela mão esquerda, e o outro desses pedaços ainda era quase toda a metade inferior, que estava numa posição tal que a gente só via as solas brancas dos seus sapatos novos quando ia chegando no alto da colina...
Chamava-se Virginia Grace Perlman e tinha oito anos e meio.
Pág. 103

A vida de Joseph Vaugham começa a mudar quando ele tem apenas 12 anos e a primeira menina é encontrada estuprada, espancada e estrangulada na pequena e pacata cidade de Augusta Falls no estado da Geórgia.

Aquela seria a primeira de muitas meninas mortas durante uma década inteira. Todas elas deixavam uma marca na mente e na vida de Joseph, mas nenhuma foi tão marcante quando a morte da pequena Virginia, afinal foi o próprio Joseph quem encontrou o corpo ou o que havia sobrado do corpo dela no alto da colina.

Numa tentativa desesperada de tentar ajudar de alguma maneira, Joseph convence alguns amigos que eles deveriam vigiar as meninas, tentando assim zelar pelo seu bem estar, nasce assim os Guardiões, um grupo de seis meninos de não mais do que quatorze anos que tentarão inutilmente “salvar” as meninas.

Mas quando novas mortes acontecem, eles percebem o quanto são inúteis sua tentativas infantis e vão se afastando aos poucos. Quando os assassinatos começam a ocorrerem nos arredores de Augusta Falls e não mais em seu domínios, seus habitantes parecem certos de que o mal deixou suas vidas, somente Joseph não consegue esquecer o que aconteceu, não consegue apagar da sua memória as solas brancas dos sapatos novos de Virginia e toda a sua vida irá sempre girar em torno das meninas mortas.

Joseph sempre escreveu bem e sonhou em ser escritor, com o passar dos anos começa a se dedicar a escrever um livro. Chega a casar e aguarda ansioso o nascimento do primeiro filho e tudo isso com apenas dezenove anos, mas as coisas na vida de Joseph nunca foram fáceis e novos acontecimentos mudarão drasticamente o rumo da sua vida.

Vários anos passarão, Joseph conseguiu deixar Augusta Falls para trás e finalmente parece ter encontrado paz e felicidade, seu primeiro livro já está nas livrarias de Nova York e tudo parece estar indo bem. Parece. Mas a vida de Joseph sempre foi marcada por grandes tragédias e a felicidade parece não querer estar ao seu lado e Joseph novamente é arrastado para a desgraça, novamente a morte irá cruzar seu caminho e novamente as meninas mortas de Augusta Falls parecem fazer parte central de tudo o que está acontecendo.

Joseph perderá muitos anos de sua vida devido a grandes injustiças e agora mais do que nunca ele precisa encontrar o assassino das meninas mortas em Augusta Falls, é como se cada célula de seu corpo já conhecesse a identidade do assassino, seus olhos já o tivessem visto e mesmo assim não tivessem enxergado a verdade.

Serão precisos muitos anos e muita dor para colocarem Joseph frente a frente com o homem capaz de tanta crueldade, resta saber o que acontecerá depois deste confronto mortal.

A história é intensa, eletrizante, cheia de momentos de puro terror e desespero e mesmo assim é impossível abandonar a leitura. O livro prende sua atenção do inicio ao fim e tudo que você quer é descobrir o assassino e tentar entender por que tudo parece ligado à vida de Joseph. Por que Joseph precisa passar por tudo o que passou, e se em algum momento da vida ele irá finalmente conhecer paz.