O mundo está mudado. As cidades agora são quase como “bolhas”, e dentro destas “bolhas”, tudo é dividido de acordo com os critérios estabelecidos pelo governo, e tudo é perfeito. Será??
Tally Youngblood está prestes a fazer 16 anos e se tornar perfeita, e isso é tudo o que ela mais quer, mas Tally irá fazer uma nova amizade que irá mudar completamente o rumo dos acontecimentos.
Shay é uma feia que não quer se tornar perfeita. Tally não consegue entender isso, mas Shay começa aos poucos a contar para Tally coisas que ela nem imaginava existir. Ela fica sabendo que nem todos querem se tornar perfeitos e que muitos já fugiram e foram se encontrar com o misterioso David na mais misteriosa ainda Fumaça.
Fumaça é a cidade dos rebeldes, daqueles que não querem mudar, querem continuar exatamente como são.
Quando Shay foge para Fumaça a vida de Tally irá mudar completamente, o governo quer a todo custo encontrar o refugio dos rebeldes e trazê-los de volta para casa, e usarão Tally para isso, pois ela só poderá fazer a cirurgia que a tornará perfeita se contar para onde Shay foi.
Tally se nega a entregar a amiga, afinal havia prometido segredo a Shay, mas o medo de ficar feia para sempre faz com que ela entregue o bilhete que Shay havia deixado com ela para o governo.
Mas nem assim as coisas ficam fáceis para Tally, o governo não quer apenas as indicações de como chegar até Fumaça, eles querem que Tally parta atrás da amiga e assim que chegar a Fumaça ative um rastreador que levará o governo imediatamente até o local.
Mesmo se sentindo infeliz Tally parte sozinha nesta triste aventura, afinal ela não quer trair Shay, mas também não quer ser feia para sempre.
O que Tally não poderia imaginar é que mudaria de opinião quando conhecesse melhor Fumaça e seus habitantes, um deles em particular. David não é um perfeito, mas ao mesmo tempo Tally não consegue achá-lo feio, e quando sentimentos desconhecidos começam a preencher seu coração e informações antes sigilosas preenchem sua mente, Tally começa a desconfiar que Nova Perfeição seja tão perfeita assim, resta saber se ela terá tempo de impedir a ação do governo ou se é tarde demais.
O livro é voltado ao público adolescente, mas como minha alma é praticamente um bebê, adorei a história e já estou ansiosa esperando Perfeitos, a continuação de Feios.
Tally é fofa e é difícil não se identificar com ela, afinal na adolescência ninguém quer se sentir feio e sozinho, e é isso o que o governo faz, eles fazem com que você acredite que é feio e que só poderá ser feliz após a cirurgia que transforma todos em perfeitos.
Shay é aquela nossa amiga rebelde, mas de um jeito super doce, ela simplesmente não quer aceitar aquilo que todos dizem ser o correto, ela quer ser o que ela é, mesmo que isso possa significar ser feia.
David é o sonho das menininhas, aparentemente não é lindo, mas exala força e poder naturalmente, o que faz com que todos queiram segui-lo.
Uma história que ao meu ver contém uma mensagem bem clara, que faz com que pensemos porque as pessoas no poder iriam querer que todos fossemos parecidos e pensássemos exatamente iguais. Não seria pelo fato de que são as pessoas que pensam diferente que sempre querem as mudanças?