6 de agosto de 2010

O Recurso

O júri estava pronto.
Depois de 42 horas de deliberações, que vieram após 71 dias de julgamento, que incluíram 530 horas de depoimentos de quatro dezenas de testemunhas, e depôs de uma eternidade sentados em silêncio enquanto os advogados discutiam, o juiz instruía e os espectadores assistiam como falcões atrás de qualquer sinal de novidade, o juro estava pronto.
Pág 09




A Krane Chemical instalou sua fabrica de pesticidas em Bowmore porque a mão de obra era barata; visando aumentar ainda mais os lucros, não se deu ao trabalho de tratar adequadamente seu lixo químico, preferindo durante 30 anos despejá-lo no solo de Cary County, o que causou a contaminação do solo, dos lençóis freáticos (água) gerando assim uma epidemia de câncer, o lugar passou a ser conhecido como Câncer County-Bowmore-EUA.

As pessoas começaram a morrer e muitas delas buscavam advogados dispostos a processar a Krane Chemical, mas ninguém estava interessado em entrar numa briga contra o poderoso empresário, Carl Trudeau.

Carl trudeau é um bilionário do mundo empresarial, uma pessoa totalmente desprezível, que vive, pensa e respira dinheiro. Tem ao seu lado a esposa troféu (barbie anorexica), e uma vez por dia dá um beijo em sua filha, pois é isso o que esperam dele. Afeto é uma coisa que ele parece simplesmente não conhecer.

Quando o problema em Cary County se tornou grande demais ele fechou as portas da fábrica e a transferiu para o México, deixando todos seus funcionários doentes e desempregados para trás.

Jeannette Baker é mais uma das muitas vítimas da Krane Chemical. A água contaminada liquidou toda a sua família, e ela assistiu sem nada poder fazer o câncer matar seu pequeno filho e seu jovem marido.

Wes e Mary Grace Payton são um casal de advogados com 2 filhos e uma vida boa. Uma bela casa, belo escritório, belos carros, porém quando decidem lutar por justiça ao lado de Jeannette tudo muda. Os custos deste processo são altíssimos e para conseguir financiá-los eles perdem tudo o que possuem e ainda contraem uma divida de 400 mil dólares.

Todos aguardam ansiosos o parecer do júri. Até mesmo o poderoso Carl –que não tem duvida da vitória- aguarda em seu escritório o desfecho final deste longo julgamento.

A decisão do júri é uma indenização para Jeannette no valor de 41 milhões de dólares.

A pequena Bowmore comemora está vitória, os advogados do sr Carl sabem que esta é apenas a ponta do iceberg, pois agora todas as outras vitimas também devem entrar com processos.

Apesar de felizes, Wes e Mary Grace sabem que esta disputa ainda está longe do final.

E Carl Trudeau garante que não pagará um centavo sequer.

Os advogados do Sr Trudeau entram com recurso na Suprema Corte de Justiça do Mississipi pedindo a anulação do veredicto, e agora o resultado de toda esta briga será decidida por nove juizes.

É a partir desse ponto que o livro realmente toma forma e seremos apresentados ao sub-mundo da política.

Isso mesmo, política. Pois nos EUA os juizes são eleitos pelo povo. E Carl Trudeau por intermédio do corrupto senador Rudd é apresentado a Barry Rinehart, um homem que faz fortuna elegendo políticos e juizes que poderão e irão ajudar seus clientes no futuro.

Após muita pesquisa, Barry escolhe Ron Fisk como seu candidato. Ron é um advogado comum, pai de família, homem honesto e religioso, que nunca havia pensado em ser juiz, mas acaba enaltecido pelo convite e não consegue perceber que está sendo usado apenas como um peão no tabuleiro de xadrez, o que muito irrita, afinal nos faz pensar se existem pessoas tão “ingênuas” assim, ou se o dinheiro e a possibilidade de poder realmente corrompe qualquer um.

A campanha começa, milhões de dólares são gastos na tentativa de eleger Ron. Mentiras são ditas aos eleitores que como sempre acabam iludidos por um rosto bonito, uma bela voz e falsas promessas.

Agora o destino não só de Jeannette, Wes e Mary Grace, mas de toda Bowmore dependerá do resultado desta eleição.

O livro não é exatamente o que eu esperava, eu esperava por uma disputa acirrada nos tribunais, uma verdadeira briga de titãs entre os advogados, mas na verdade a história se passa nos bastidores, onde somos apresentados sem a menor cerimônia ao mundo sujo da política.

Milhões de dólares trocam de mãos como se fossem balas nas mãos de crianças. Mentiras são criadas e pessoas de bem totalmente desmoralizadas. Acordos são firmados e no final os ricos continuam mais ricos, e os pobres cada vez mais abandonados.

E o que mais irrita (principalmente em ano de eleição) é saber que isso acontece de verdade, e que o povo está longe de perceber o poder que tem e continua se deixando iludir e permitindo que isso continue acontecendo.