14 de agosto de 2009

A Farsa


Respeitado cirurgião da ONG Médicos Sem Fronteiras, Jonathan Ranson passava a vida viajando pelo mundo com sua esposa Emma, levando assistência médica às populações de locais afetados por catástrofes e guerras.
Num fim de semana, o casal vai esquiar nos Alpes, mas sua felicidade é interrompida por um terrível acidente. Tentando escapar de uma tempestade, Emma cai no fundo de uma greta, quase 100 metros abaixo da superfície de gelo.
A partir de então, uma sucessão de fatos inusitados transforma completamente a vida de Jonathan.
Pouco depois da tragédia, ele recebe uma correspondência com tíquetes para resgatar duas malas de sua mulher numa estação de trem. Quando vai pegar a bagagem, é atacado por dois policiais suíços e a briga termina em assassinato.
A situação se complica ainda mais quando Jonathan se depara com o conteúdo das malas: a chave de um Mercedes-Benz, um mapa indicando onde o veículo se encontra, dinheiro, roupas sensuais, jóias valiosas e uma carteira de identidade com a foto de Emma e o nome Eva Kruger.
Oito anos de casamento - como podia desconhecer tudo aquilo?
Ao perceber que nada sabia sobre a identidade da própria esposa, Jonathan parte em uma busca desenfreada pela verdade, mas acaba preso numa rede de mentiras extremamente perigosa que envolve políticos importantes, armamento nuclear, traições, perseguições e mortes.
Acusado de assassinato e atos terroristas, na mira de um matador profissional e cercado de inimigos por todos os lados, o médico é obrigado a fugir, mergulhando cada vez mais fundo num mundo onde não há nada nem ninguém em que se possa confiar.
Suspense, intriga e aventura da primeira a última página, o estilo lembra um pouco Dan Brow, várias cenas do tipo impossíveis, vários fatos acontecendo ao mesmo tempo e o fato do protagonista parecer estar correndo contra o tempo para salvar a própria vida.
Quem são os mocinhos e os bandidos só fica realmente claro no final, uma leitura bastante envolvente, cheia de mistérios e reviravoltas.