13 de setembro de 2010

A Dama das Amêndoas



Na antiga Itália do século XVI, em meio às guerras, a intolerância e ao poder máximo da Igreja Católica, Simonetta di Soronno, acaba de descobrir que está viúva. Seu jovem marido Lorenzo foi abatido nos campos de batalha.

Simonetta agora esta completamente só. Sua família assim como toda a família do marido também já deixou este mundo e a tristeza é sua única companhia. Mas tudo irá piorar assim que Simonetta descobrir que além de sozinha está completamente falida, Lorenzo havia gastado toda a fortuna da família na guerra.

Em meio a esse desespero ela conhecerá Bernardino Luini, um jovem pintor, com fama de libertino mas com um grande talento, que foi contratado para pintar a igreja da pequena cidade onde Simonetta vive.

Assim que Bernardino encontra Simonetta ele tem certeza que precisa pintá-la, que esperou a vida inteira para pintá-la, aquela pela muito branca, aqueles cacheados cabelos vermelhos, as feições nobres e delicadas, o jeito altivo e principalmente aquelas mãos tão incomuns, mas Simonetta se nega a ser sua musa.

Os dias passam e Simonetta não sabe o que fazer para conseguir manter sua propriedade e é devido ao medo de perdê-la que ela irá entrar em contato com Manadorata, algo inadmissível para a época, afinal ele é um judeu.

Manadorata está disposto a ajudar Simonetta, e ela encontrara na figura do judeu não apenas um mentor financeiro, mas também um grande amigo. Manadorata irá auxiliá-la, mas deixa claro que ela mesma terá que se ajudar, que terá que conseguir algum dinheiro e então Simonetta não terá outra escolha a não ser posar para Bernardino.

Ela o odeia e ele sente uma atração irresistível por ela, mas aos poucos tudo irá mudar. Simonetta irá descobrir um outro lado de Bernardino, e ele descobrirá sentimentos que julgava não existirem.

Muito próximo dali um outro romance também está ganhando vida. Amaria e sua avó acolhem o misterioso homem ferido e desmemoriado conhecido apenas como Selvaggio.Aos poucos Selvaggio e Amaria irão descobrindo a amizade, a parceria e finalmente o amor.

Todos estes relacionamentos serão marcados pela guerra e principalmente pela intolerância da igreja católica. Amantes serão separados, amizades serão desfeitas, corações serão partidos. Mas a semente da esperança irá brotar e somente ela será capaz de reunir e unir novamente todos esses corações, mais maduros e mais sábios após tantos sofrimentos.