27 de fevereiro de 2012

Entrevista Bia Carvalho

Olá amigos!!!!
Estou super feliz com o post de hoje!!

Poucas pessoas sabem, mas o primeiro blog que conheci neste imenso mundo da blogosfera, foi o blog da Bia. Não o Amor, Mistério e Sangue, e sim o seu antigo blog, Livros de Bia.
Foi lá que conheci e me apaixonei pela Nora Roberts, pelo mundo dos blogs e principalmente, foi lá que fiz minha primeira amiga virtual.
Quando soube que a Bia estava escrevendo um livro, um romance, que todos sabem é meu estilo preferido, fiquei muito feliz e na torcida, afinal publicar um livro no Brasil não é nada fácil.
Entretanto a Bia conseguiu, e o livro parece ser um grande sucesso, (em breve teremos uma resenha de Jardim de Escuridão aqui no blog), por isso convido vocês a conhecerem um pouco mais da querida Bia e da sua obra.

ML - Para Começar, fale um pouco sobre você e sua carreira.
Bia - Falar de mim é um pouco difícil, mas eu vou tentar. A Bia, como prefiro ser chamada, é uma eterna menina-mulher, com síndrome de Peter Pan, que vai de um extremo a outro em segundos. Ao mesmo tempo em que amo livros e filmes de romance, meu estilo musical preferido é o rock, quanto mais pesado melhor. Sou apaixonada por animais, por cheiro de chuva e de mar, por sorvete, pela comida da minha avó e por tudo que é antigo. Minha vida literária começou cedo, mas eu realmente comecei a escrever poesias, que ainda é uma das minhas paixões. Já meu primeiro livro, escrevi com quatorze anos, e escrevi alguns outros depois, até decidir que Jardim de Escuridão seria o que merecia ser publicado. Tenho muito a escrever ainda, portanto, espero que essa “carreira” dure muito tempo.


 ML - Quem são seus autores favoritos e como e quando você descobriu sua veia de escritora?
Bia -  Minha autora favorita é a Nora Roberts e ouso dizer que ela é minha verdadeira inspiração. Porém, muito antes de conhecer seu trabalho eu já arriscava em escrever minhas próprias histórias. Eu lia muitos romances, por isso, propus um desafio a mim mesma, tentar criar um meu. E escrevi eu primeiro livro com quatorze anos, mas deixo-o guardado dentro de uma gaveta. Desde então, o vício tomou conta de mim e nunca mais consegui parar.

 ML - Para quem ainda não leu seu livro, fale um pouco sobre a história e seus personagens preferidos.
Bia - Jardim de Escuridão conta a história de um jardim mágico e de Faith, que tem o dom de compreendê-lo. Ela consegue, através dos significados de cada flor, ter visões sobre o futuro, que podem ser boas ou más, sobre amor, esperança ou até sobre morte. Quando sua avó morre, lhe deixa uma carta com um último desejo, pedindo que ela leve flores a seu túmulo. Lá, no cemitério, ela conhece Rowan e a história de sua irmã assassinada. De alguma forma, Faith se vê ligada a esta história, e nessa jornada a leva a descobrir segredos perigosos que podem mudar sua vida para sempre.

ML - Sabemos que não é nada fácil publicar um livro no Brasil. Como foi esse processo para você?
Bia - Foi um processo difícil, mas acho que todos os autores nacionais tiveram os mesmos problemas. Eu, não sei se você lembra, estava no time dos “quase-publicados” pela Ed. Arielli, que faliu antes mesmo de existir. Com isso, claro que minha fé em editoras desapareceu um pouco, mas superei e aceitei a proposta da Literata, que me acolheu de braços abertos. Contudo, acho que agora vou encontrar meu caminho, e tudo vai ser mais fácil.

ML - Como está o retorno dos leitores? Era o que você esperava?
Bia - Sinceramente, Rê, eu não esperava tantas respostas positivas e tanta gente disposta a ajudar e comprar a ideia do meu livro. Todas as críticas que recebi foram extremamente construtivas e gentis, e isso, sem dúvida, me deu mais forças e vontade de continuar.

ML - Se fossem fazer uma adaptação de Jardim de Escuridão, seria uma série ou um filme?
Bia - Bem, poderia ser uma minissérie, assim contariam a história dos três livros, que tal?

ML - Quais atores você escolheria para interpretar os personagens principais?
Bia - Confissões de uma escritora: eu sempre penso nos artistas que interpretariam meus personagens antes de começar a desenvolvê-los. Acho que facilita na hora de descrevê-los, portanto, segue um link com imagens das escolhas perfeitas (na minha opinião e imaginação):

ML - Recentemente você publicou nas redes sociais que o segundo livro da Trilogia das Cartas não seria publicado pela Editora Literata. Você poderia falar um pouco sobre isso.
Bia - Posso falar sim. Não houve qualquer problema com a editora, o que aconteceu foi que eu decidi publicá-lo de forma independente para poder trabalhar nele de forma mais intensa e presente. (E, acredito que isso gere outras surpresas mais para frente;).

ML - Agradeço muito sua atenção e disponibilidade em responder essa entrevista. Gostaria de dizer mais alguma coisa aos leitores?
Bia -  Gostaria de agradecer a você, Rê, minha amiga blogueira, pelo espaço e por ser sempre tão querida comigo. Em segundo lugar, quero dizer a seus seguidores, que eles jamais parem de ler e viajar, pois não há melhor forma de fazer isso do que com um livro. Especialmente os nacionais que estão caprichados ultimamente!!!

E agora com vocês, a sinopse de Jardim de Escuridão:

"Todo dom pode ser uma bênção ou uma maldição..." Para Lolla DeWitt, em seus últimos dias, o dom da clarividência, que sempre a acompanhara, serviria para guiar suas netas para seus próprios destinos através de três desejos. A cética Faith se tornou a primeira. Ela tinha o dom de compreender e sentir as flores. Sabia que cada uma tinha o seu significado, uma ligação com as pessoas, como premonições. Porém, ao se tornar viúva, caiu em uma depressão profunda, perdendo completamente a vontade de viver, deixando de acreditar em magia. A princípio, ela não acreditava que um simples pedido poderia lhe trazer de volta a felicidade, mas, mesmo assim, atendeu ao último desejo de sua avó e levou um tipo de flor especial para seu túmulo. Lá, de uma maneira inusitada, conheceu Rowan Allers, cuja irmã gêmea foi brutalmente assassinada por um serial killer. Sentindo uma estranha ligação, quase sobrenatural, com aquela história, Faith resolveu ajudar Rowan a descobrir toda a trama por trás daquele mistério, sem nem saber que suas vidas estavam mais ligadas do que ela mesmo imaginava. Uma ligação perigosa e talvez fatal. 

Não precisamos nem dizer como essa capa é linda!!!

Quero agradecer MUITO a Bia pelo carinho e atenção. Espero que vocês gostem.
Aproveito para compartilhar com vocês que meu humilde bloguinho foi escolhido pela Bia como parceiro.  Fiquei muito feliz e agradeço a Bia pela confiança.