15 de agosto de 2011

Um Mundo Perfeito

Se você tivesse a oportunidade de, em algum momento de sua vida, ter um desejo realizado a partir de um pedido que pudesse fazer. Apenas um pedido. O que você pediria?


Seria apenas mais um dia comum de entregas para Ismael. Chegaria a Pedra-Luz, pequena ilha localizada próxima à  Vitória, ao nascer do dia e depois continuaria sua pacata rotina. Porém ao desembarcar na ilha percebeu que algo estava estranho. Nenhum dos comerciantes estava a sua espera. Nenhum morador asseava pela praia. Nenhum criança brincava em lugar algum.
Sem saber ao certo o que poderia ter acontecido, Ismael parte para o centro da ilha atrás de alguma explicação. Entretanto só encontra mais e mais perguntas. Como num passe de mágica TODOS os moradores de Pedra-Luz tinham desaparecido sem deixar rastro nenhum. Roupas foram deixadas dispostas sobre a cama. Comida sobre a mesa. Aparelhos de TV ligados, sem receber nenhum sinal. Tudo estava terrivelmente quieto. Parado. Até mesmo o ar.
Ismael sempre soube de todas as lendas envolvendo a pequena ilha. O famoso e misterioso diamante azul, roubado pelo findador da ilha de um temível pirata, e que seria capaz de conceder a quem o possuisse qualquer desejo. Mas de antigas e misteriosas lendas até o desaparecimento de todos os habitantes do lugar existe uma distancia imensa. Será?

O desaparecimento de todos os habitantes de Pedra-Luz é o ponto de partida para essa história.
O livro todo se desenrola em apenas uma semana. Porém vamos e voltamos tantas vezes há um mesmo dia, que fui obrigada a recorrer ao índice diversas vezes para ter certeza sobre qual dia estávamos falando.
A história será apresentada sobre dois ângulos diferentes. Por Ismael e aqueles que investigam o que ocorreu com a população da ilha, e pelos próprios habitantes.

Seremos apresentados a dois mundos iguais e ao mesmo tempo completamente diferentes. Um é o mundo real. O outro é como um espelho mágico daqueles de parque, onde a realidade fica totalmente distorcida. Iremos conviver com dinheiro brotando do nada. Com uma garota de olhos imensos. Com tigres.Ursos. E até mesmo melões pensantes e extra terrestres.
A maioria dos personagens é abordada de forma bem superficial. Nunca conhecemos realmente seu interior ou sua índole. É como se todos os habitantes fossem superficiais demais. Apenas preocupados com si mesmo e com as coisas materiais.
Até mesmo o monstro criado pelo autor é superficial. Achei impossível compreender exatamente o que ele era.

Outra coisa estranha, é a forma como eles desaparecem. Ao desaparecerem cada um deles teve um desejo atendido, mas quem desejou que todos esses desejos fossem atendidos?? Ficou confuso para você entender?? Também foi confuso para eu que li.
O final apesar de óbvio deixou muitas lacunas em aberto.

Não vou dizer que detestei o livro. Apenas não gostei. Foi um daqueles livros que tinha tudo para ser excelente, mas que em algum momento se perdeu. Mas vale ressaltar que a capa da segunda edição é linda.
Essa é apenas a MINHA opinião. E por falar em opinião, se você for procurar o livro no Skoob, descobrirá que ele foi alvo de diversas opiniões bem controversas. Alguns amaram e o defendem com unhas e dentes. Outros detestaram com a mesma intensidade.
O que posso dizer é que isso é uma das coisas que me fazem amar a leitura. Um mesmo livro é capaz de despertar sentimentos totalmente ambíguos nas pessoas. Acredito que isso tenha um pouco de ligação com o momento de cada um.
Então pare e pense se você está pronto e se esse é o momento para você encarar Um Mundo Perfeito.

Essa leitura foi uma cortesia da parceira Editora Novo Século.