Esta emocionante historia – dividida em dois volumes - tem como pano de fundo a construção de uma catedral gótica, na Inglaterra do séc. XII e as sangrentas batalhas pela sucessão ao trono de Henrique I.
A eterna luta entre o bem e o mal, entre os poderosos e os humildes, entre a mentira e a verdade.
Vários são os personagens, e cada um deles marca o leitor de alguma forma e todos eles em algum momento acabam se cruzando e determinando o rumo da história.
Se o condutor da primeira parte é Tom Construtor, personagem que faz da humildade e determinação sua força para salvar a família da miséria e realizar o sonho de construir uma catedral, a segunda é movida pelo amor entre Jack e Aliena, - a bela princesa banida de suas terras pelo vilão Willian – uma relação intensa e complicada que encontra paz apenas nos capítulos finais.
Cada trama paralela tem o poder de prender o leitor, é difícil ficar indiferente as maldades e crueldades praticada por Willian e pelo bispo Walleran, a bondade e o senso de justiça do prior Philip, a determinação de Tom Construtor, o mistério que envolve Ellen e a morte do pai de Jack, a força e coragem de Aliena, enfim, todos são personagens complexos e importantes.
O que mais me surpreendeu foi à capacidade do autor de fazer com que em determinados momentos tivéssemos certeza de que a historia se resolveu e chegou ao seu final (nem sempre feliz), para depois com uma jogada de mestre, um novo fato mudar todo o rumo que parecia certo.
Um livro extremamente sensível que prende a imaginação do leitor e nos brinda com um final belíssimo.
Só achei um pouco cansativo o detalhamento sobre a construção da catedral (quase uma aula de historia da arte), mas nada é capaz de diminuir a beleza da historia. Com certeza um livro que vale a pena ser lido.
Somente não esqueçam que são dois volumes, e é necessário ler os dois para poder entender e apreciar a história.