18 de junho de 2012

Stolen - Lucy Christopher - Editora iD

Você me viu antes que eu visse você.
Você tinha aquela expressão em seus olhos.
Como se quisesse alguma coisa de mim.
Como se a quisesse há muito tempo.



Gemma está prestes a viajar com os pais. Foi no aeroporto de Bangkok que ela o viu.
Ty, um cara bonito e bronzeado, mas mais velho do que aparentava. Estranhamente familiar. Olhos azuis, frios como gelo.
Gemma se afasta dos pais apenas alguns minutos. Ty lhe paga um café. Com algum tipo de droga.
E ele a leva, antes que ela entenda o que está acontecendo. Para a areia e o calor escaldante. Para o vazio e o isolamento Para lugar nenhum. E ele ainda espera que ela venha a amá-lo...

Stolen – Carta ao meu sequestrador – Lucy Christopher – editora iD é um livro emocionante.
A história é narrada em primeira pessoa por Gemma, uma garota de 16 anos que foi raptada do aeroporto de Bangkok e levada por Ty para o escaldante deserto australiano.
Além da casa onde Gemma está e do barracão de suprimentos, não existe mais nada. Apenas areia, areia, areia e o horizonte.
Nenhum outro prédio. Nenhum fio de eletricidade ou comunicação. Nenhum outro ser humano.
É como se o mundo tivesse sido destruído e só restassem os dois em todo o planeta.

Gemma nos contará sua história. Sua revolta. Seus medos. Suas angustias.
Será através desse relato que conheceremos Ty. Ele é o vilão. É aquele que roubou Gemma de tudo o que ela conhecia e amava. É aquele que a mantém prisioneira em um lugar distante, diferente, perigoso. Mas mesmo assim não será fácil odiá-lo. Eu não consegui, e até mesmo Gemma já não conseguia mais. Talvez fosse apenas por não ter mais ninguém com quem conversar. Ou talvez por Gemma perceber que Ty é muito mais complexo do que pode parecer num primeiro momento.

Ela não foi escolhida por acaso. Ty a conhece há muito tempo. Ele espera por esse momento há muito tempo. Ele se preparou para isso. Em sua mente, Ty não está fazendo nada errado. Ele está salvando Gemma de tudo o que ele pensa que pode feri-la. Ele a salvou. E agora ele só quer ser amado.

A narrativa de Lucy é tão perfeita que é possível sentir o calor, a secura e a solidão do deserto. Mesmo com tantos detalhes, a leitura não se tornou cansativa.
É um livro que fala de pessoas. De sentimentos. É complexo e intrigante. Apesar de entender que o final não poderia ser diferente, confesso que torci para que fosse. Ty é um personagem tão louco, tão carente, tão emocionante, que foi impossível não torcer por ele. Esse é um livro para ser lembrado. Sempre.