1 de junho de 2012

Oksa Pollock e o Mundo Invisível - Anne Plichota e Cendrine Wolf - Suma de Letras

Primeiro foram as bolas de fogo.
Depois, o poder de levitar.
O mais chocante ainda estava por vir.
Pois esta é a história de Oksa Pollock.



Oksa Pollock, de 13 anos, achava que era como todo mundo, mas, naquela noite, tudo mudou.
Um tanto aflita com o início das aulas na escola nova, Oksa, de repente, percebe ser a causa de fenômenos estranhos em seu quarto. Um canto da escrivaninha pega fogo, caisas explodem. Ela, que sempre sonhara ser uma ninja, descobre que possui dons sobrenaturais! Confusa e aterrorizada, evita comentar os fatos.
Mas isso não é tudo. Na mesma noite, aparece em sua barriga uma misteriosa marca. Afinal ela ocnta tudo à avó, a excêntrica Dragomira, que lhe confessa o segredo das suas origens:a família Pollock vem de Edefia, um mundo invisível, escondido em lagum lugar na Terra. Oksa é a Inesperada, a única esperança desses exilados voltarem à Pátria.
Oksa não será mais a mesma. E, apesar da ajuda de seu melhor amigo, Gus, descobre o quanto é difícil conciliar a vida escolar normal e a necessidade de cumprir o seu destino.

Oksa Pollock e o Mundo Invisível – Anne Plichota e Cendrine Wolf – Editora Suma de Letras é um daqueles livros 100% fantásticos. Cheio de personagens excêntricos, com poderes fenomenais.
Oksa é uma pré-adolescente que tem seu mundo virado de cabeça para baixo ao descobrir seus poderes e sua origem.
Além de aprender a controlar seus poderes, Oksa passa a dividir sua vida com estranhas criaturas.

Desde Goranov, uma planta falante, que vive estressada e desmaia com frequência. Passando por Divinalhas, uma espécie de galinha, que vive “morrendo” de frio. E chegando enfim aos Foldingodos, criaturas de nariz pequeno e chato, orelhas de abano, boca comprida e grandes olhos arredondados; são uma espécie de mordomos que leem tudo o que encontram pela frente, livros, dicionários e até bulas de remédio e por esse motivo possuem um jeito de falar no mínimo confuso e exagerado.

Mas lidar com tudo isso não é tão complicado quanto lidar com um poderoso inimigo, que deseja voltar para Edefia tanto quanto os Salve-se-quem-puder, como ficaram conhecidos os exilados de Edefia.
Agora Oksa precisa lutar com todas as suas forças para aprender o máximo possível sobre seus poderes. Entender qual o seu real papel nessa história. E assim cumprir seu destino.

O livro passa por bons e maus momentos.
As criaturas de Edefia são fantásticas e consegui me divertir muito com elas. Adoraria ter algumas aqui em casa. Principalmente os Foldingodos.
Em outros momentos a narrativa um pouco “rebuscada” demais, deixava a leitura cansativa.
Por ser o primeiro livro da série, várias foram as explanações sobre como tudo começou e os porquês de estarem vivendo aqueles momentos.
Talvez uma alternativa para deixar o livro menos extenso e a leitura mais rápida tivesse sido dividir o livro em dois.
Oksa é uma leitura que exige um pouco mais do leitor, mas se você for persistente como eu, acabará se acostumando com o ritmo e com o estilo e gostando bastante da história.

E assim devem ser os Foldingodos...