26 de maio de 2011

Livros e Lições

Na escola dos meus filhos existe um projeto superlegal chamado roda de leitura. Toda semana as crianças levam para casa um livro diferente para leitura e uma apostila onde devem registrar informações sobre a leitura. Tipo, nome do livro e do autor, se gostou ou não do livro e por quê.
Essa semana meus filhos trouxeram dois livros do qual muito gostei.
O Matheus está, ou finge que está, lendo A Ilha Perdida, coleção Vaga Lume. E isso despertou lindas lembranças da minha infância, afinal quem de nós nunca leu algum, ou vários livros dessa série?
Já a Ana, trouxe um livro super fofo. Ideal para sua idade e com uma mensagem que gostei tanto que resolvi repartir com vocês.
O titulo do livro é bem diferente, "Varinha de condão no caldeirão da Bruxa. Bonzinho, mas nem tanto".

A parte que mais gostei é quando a avó ensina o neto que todos temos dentro de nós cinco bichos: um leão, um coelho, um elefante, uma tartaruga e uma formiga.
O leão é a ira; o coelho, a pressa; a tartaruga, a paciência; o elefante, o amor, e a formiga, a responsabilidade,
Ela ensina também que todos esses bichos são importantes e que nós somos os domadores desses bichos e que é nossa escolha decidir qual bicho ser.
Muitas vezes, ele aparece de repente e fica forte. Aí devemos domá-lo com a ajuda de um outro bicho.
Por exemplo: se estamos bravos como um leão, não podemos ser rápidos como um coelho. Nem o leão é totalmente ruim, nem o coelho. Mas os dois juntos nos transformam num bicho muito mais perigoso e ameaçador, para nós mesmos, e para as pessoas perto da gente.

Confesso que quando meu leão ruge, o coelho parece vir colado a ele feito um gêmeo siamês. Mas depois dessa lição tão meiga e verdadeira irei trabalhar muito mais a minha tartaruga.