18 de maio de 2011

Lago dos Sonhos


Lucy vive atormentada pela culpa que sente pela morte do pai.
Foi apenas um acidente, mas Lucy vive se torturando com os famosos “e se”.
Mesmo tendo seguido com sua vida. Mudado de cidade, estudado e depois trabalhado em diversos lugares o mundo, Lucy continua amarrada a Lago dos Sonhos e ao passado.
No momento Lucy está desempregada e morando no Japão com seu namorado Yoshi. Mesmo gostando muito dele a relação anda um pouco abalada e Lucy sente-se muito solitária.
Quando sua mãe sofre um acidente de carro, Lucy decide que é o momento de visitá-la e retorna a Lago dos Sonhos.
Será essa visita o ponto de partida para todos os questionamentos de Lucy.
Ela percebe que apesar do que pensava, todos seguiram com suas vidas, apenas ela que sempre julgou estar livre, estava vivendo presa ao passado.
Seu irmão Blake vai ser pai. Sua mãe arrumou um “grande amigo”, que mais parece um namorado. Keegan, seu namorado da adolescência, tem um lindo filho e um próspero negócio. E somente Lucy parece não ter nada.
Todos estes fatos irão mexer muito com ela, entretanto será a descoberta de um misterioso bilhete falando sobre uma antepassada esquecida que mudará a vida de Lucy para sempre.
Ela partirá em uma busca desesperada para descobrir e refazer a vida de Rose, irmã de seu bisavô e de quem ninguém nunca ouviu falar. É como se ao redescobrir Rose, Lucy poderia entender sua vida e descobrir qual rumo tomar.
A cada nova descoberta, Lucy será levada a repensar tudo o que sabe e o que julgava saber.
E chegará o momento em que ela descobrirá segredos que mudarão para sempre a percepção que tem de sua família, da morte do pai e de sua própria vida.
Agora é a hora de decidir se ela continuará vivendo presa ao passado ou se irá se lançar rumo as incertezas do futuro.

Lago dos Sonhos é um livro sobre a família. Sobre o medo, a incerteza, a culpa e a vontade e a necessidade de um recomeço.
Lucy é uma mulher atormentada pela morte do pai que vive tentando seguir em frente sem nunca ter se libertado do passado.
A narrativa é um pouco lenta e bastante descritiva e isso pode incomodar alguns leitores. Porém quem leu O Guardião de Memórias, já conhece o estilo de Kim, e ele continua presente neste livro.
Os momentos em que Lucy redescobre Rose e sua história foram os melhores na minha opinião. As cartas de Rose para a filha Íris são cheias de sentimentos conflitantes e é impossível não se emocionar.
O final também me agradou, só acho que a autora poderia ter “enxugado” um pouco a história, tornando assim a leitura mais dinâmica.

Um agradecimento à parceira Editora Arqueiro por ceder o livro para resenha.