17 de fevereiro de 2010

Tem Alguém aí?


Enquanto Ana está na Irlanda (na casa dos pais) recuperando-se de um acidente que lhe deixou com o braço quebrado, o joelho estourado, alguns dedos das mãos sem as unhas e uma enorme cicatriz que corta todo o seu rosto, ela só pensa em voltar para Nova York.

Afinal em NY é onde está sua vida, é onde está o "melhor emprego do mundo", é onde estão seus amigos, e acima de tudo isso, é onde está Aidan.

O melhor emprego do mundo consiste em ser relações públicas de uma badalada marca de cosméticos e ter a sua disposição uma infinidade de produtos de beleza, cremes, sais, óleos de banho, batons, base, sombras, rímel, produtos para os cabelos e o que mais se possa imaginar.

Amigos: Jacqui, sua melhor amiga desde a Irlanda, que trabalha como concierge VIP em um grande hotel (ou seja, ela cuida para que todos os pedidos excêntricos dos astros sejam atendidos). Raquel, uma das irmãs de Ana, ex-viciada e que hoje trabalha com ex-dependentes. Luke o marido gostoso de Raquel que sempre atrai os olhares femininos para a região entre suas coxas, inclusive os olhares de Ana. Temos também os "homens de verdade", Joey, Gaz e Shake, com seus cabelos compridos e seus jeans apertados. Leon e Dana com seu jeito irreverente, mas sua amizade sincera.

Aidan, um homem lindo, simpático, charmoso. O único homem que fez o coração de Ana realmente bater mais forte, se render e se apaixonar. Seu único e verdadeiro amor. Seu marido.

Quando se sente um pouco mais forte Ana volta para NY e para sua vida, mas ao chegar se surpreende com o apartamento vazio. Aidan simplesmente sumiu.

Ela liga diversas vezes por dia em seu celular, mas é sempre atendida pela secretária eletrônica,  envia diversos e-mails sempre com temas leves para não pressioná-lo. Algumas vezes Ana chegou a vê-lo pela cidade, mas nunca conseguia falar com ele, já que ele estava em outro ônibus ou em outro táxi.

Os dias vão passando e Aidan não entra em contato com Ana, a saudade aumenta a cada minuto e de repente, não mais que de repente ela descobre-se lembra-aceita a verdade, Aidan não irá voltar. Aidan está morto!

Ela sente uma dor, uma tristeza e uma revolta imensa. Como ele pode morrer? Como ele pode abandoná-la?

E nesse momento ela sente  uma intensa necessidade de saber onde ele está, como ele está? Então ela parte em uma busca delirante por uma forma de entrar em contato com Aidan no outro  mundo. Mesmo sem ter certeza de que acredita em outro mundo.

Em seu caminho surgirão médiuns totalmente vigaristas, alguns nos quais ela não acredita 100%, mas também não desacredita e um em que ela irá depositar todas as suas esperanças.

O livro narra acontecimentos do passado de Ana, como ela consegui o badalado emprego, como conheceu Aidan, como se apaixonaram e como era a vida deles, com os fatos atuais, a dor, a tristeza e o desespero de saber que Aidan se foi para sempre e que ela precisará encontrar forças para continuar sem ele.

Paralelo a isso ainda temos as hilárias histórias da família mais que maluca de Ana, isso inclui o mistério do coco do cachorro e as investigações/envolvimento de sua irmã Helen com o mundo do crime.

O texto é leve, com muito diálogo e trocas de e-mails que fazem você rir, chorar e se emocionar.

O final reserva para Ana dois lindos bebês que a farão ver a vida com outros olhos. E até as últimas linhas iremos nos perguntar se Ana irá ou não ver uma borboleta.