3 de fevereiro de 2010

A menina que brincava com fogo



Este é o segundo livro da trilogia Millennium, o primeiro "Os homens que não amavam as mulheres"  foi comentado Aqui.

Percebi que o primeiro livro serve mais para conhecermos os personagens, pois é no segundo que a história realmente acontece.

Fomos apresentadas a Lisbeth Salander e a Mikael Blomkvist entre outros.

Lisbeth é uma magrela quase anoréxica, com pouquíssimos amigos, vida social quase nula, mas dona de uma inteligência excepcional, memória fotográfica e ainda é uma hacker de alto nível, talvez a melhor no "mundo dos hackers".

Apesar de todas essas qualidades, Lisbeth já foi internada em um hospital psiquiátrico durante a infância e vive até hoje sobre regime de tutela, por ter sido considerada incapaz. Como alguém com tanta inteligência pode ser considerada incapaz???

Mikael é o jornalista gostosão, sócio da badalada revista Millennium que está novamente envolvida em uma reportagem que vai estremecer os alicerces da sociedade Sueca, afinal eles não só publicarão uma matéria e um livro sobre o tráfico de mulheres, como irão dar nomes e sobrenomes aos envolvidos, e isso inclui juízes, jornalistas, policiais e promotores.

É durante as investigações e preparações para este lançamento bombástico que três assassinatos são cometidos. Uma das vítimas é o jornalista Dag que está trabalhando com Mikael na reportagem e também sua esposa Mia, que colaborou com alguns dados fundamentais. A terceira vítima é o tutor responsável por Lisbeth. Lembram-se dele?

Todas as evidências apontam que a autora de tais crimes foi Lisbeth e a mídia não perde tempo em rotulá-la como uma lésbia, psicopata, com tendências ao satanismo. Mikael não acredita em nenhum momento que Lisbeth seja realmente culpada e parte com tudo para provar sua inocência.

 Iremos descobrir e desvendar junto com Mikael o passado de Lisbeth, e passaremos a entender o porque dela ser uma pessoa tão introspectiva.

 É uma delícia acompanhar os momento de maior indecisão de Lisbeth, quando ela se vê forçada a confiar nas pessoas, algo realmente difícil para ela.

A cada página lida você irá sentir uma raiva tão grande por tudo o que aconteceu que é quase impossível se separar do livro antes de chegar ao final.

Achei o livro fantástico e o final faz você quere ler "A rainha do castelo de ar" no mesmo minuto.