19 de março de 2012

A Invenção de Hugo Cabret - Brian Selznick


Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar - escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato - ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta história.

Com certeza um dos melhores livros que li nos últimos tempos.

O autor usa um texto claro, fluido e realista, e desenhos mágicos completam a história. É como se assistissimos a um filme que mescla tecnologia 3D (parte escrita) como o cinema mudo (desenhos).
Foi com certeza uma experiência única e inesquecível.

Hugo, Isabelle e o dono da loja de brinquedos, George, são personagens que serão sempre lembrados.
Cada um deles guarda um segredo. Cada um deles lida com um fantasma do passado. E quando o destino deles se cruza, ninguém poderia imaginar o que aconteceria.
Entre os inúmeros relógios da estação de trem de Paris, entre os brinquedos de cordas da loja de brinquedos, entre roubos e aprendizados a história se desenrola.
Uma história de sobrevivência. De lutas diárias contra a dura realidade de vida. De medo, de angústias. Mas acima de tudo, uma história de sonhos e esperanças.
Venha através das páginas mágicas desse livro se apaixonar por seus personagens e descobrir a maravilhosa Invenção de Hugo Cabret.
Seria impossível falar mais sobre o livro sem soltar spoilers e com isso diminuir a magia da leitura.
Um livro para adultos, jovens e crianças. Leia e se apaixone. Presentei com esse livro e faça uma outra pessoa muito feliz.

O livro já ganhou adaptação cinematográfica, e espero que o roteirista e o diretor tenham conseguido transmitir ao menos metade de toda a magia do livro para as telonas.