23 de novembro de 2011

Em Chamas

Meu corpo reage antes da mente e saio correndo porta afira pela grama da Aldeia dos Vitoriosos em direção à escuridão. A umidade do piso encharcado deixa as minhas meias molhadas e fico ciente da mordida aguda do vento, mas não paro. Ir para onde? Para onde? Para a floresta, é claro. Estou na cerca antes do zumbido me fazer lembrar de como estou presa numa armadilha. Recuo, arquejando, grito nos calcanhares e volto a correr.


Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos – incluindo o próprio Peeta – acreditarem que são um casal apaixonado.
A confusão na cabeça de Katniss não é menor o que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos – transformados em verdadeiros ídolos nacionais – podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Após o feito com as amoras, Katniss, garantiu a vitória dela e de Peeta nos Jogos Vorazes.
O que ela jamais poderia imaginar era que isso seria interpretado de diversas maneiras diferentes. Para alguns, um ato apaixonado. Para outros um ato de puro desespero. Para a Capital um ato de rebelião.
A população de Panen que vive em meio à miséria e escravidão, já não suporta mais. E todos eles enxergam no ato de Katniss o momento de começarem a se rebelar.
Se uma jovem de dezessete anos conseguiu enganar e ridicularizar a Capital, por que eles não conseguiriam se libertar?

Katniss foi à faísca que incêndio a imensidão seca do desespero, e a esperança volta a reinar.
O maior problema é que nem mesmo Katniss tem certeza de qual foi sua intenção ao estender para Peeta aquelas amoras. Sua mente e seu coração estão confusos por demais.
E agora ela precisa conviver com a ameaça direta do presidente Snow.
Ou ela acaba de vez com essa idéia de rebelião entre os habitantes de Panem, ou todos aqueles que ela ama pagarão por iss. E o preço é a morte.
Mas como Katniss poderia desfazer algo que ela nem mesmo sabe como iniciou??

Orientada pelo próprio presidente e por seu mentor nos Jogos, o quase sempre bêbado Haymitch, ela deve convencer as multidões que seu amor por Peeta é verdadeiro. Mas somente isso será capaz?
Muito mais rápido do que gostaria, ela percebe que não. E num golpe de mestre a capital irá enviá-los novamente para arena. E ao que tudo indica, nem mesmo o mais forte irá sobreviver dessa vez.

Um livro eletrizante. Agoniante. Emocionante. Inesquecível.
Enquanto lia, minha mente só conseguia pensar, quantas vezes e de quantas formas diferentes uma pessoa pode ser destruída antes que o fim chegue de verdade?
Suzanne foi perfeita em cada um dos detalhes. E assim como Katniss enfrentamos as dúvidas sobre seus sentimentos por Gale e Peeta. E suas dúvidas sobre quem são realmente os rebeldes.
Recomendo o livro com toda certeza. Mas deixo um aviso: Só comece a ler se o volume já estiver ao lado da sua cama esperando para ser lido. Porque o final é demais!! E esperar muito tempo para ler o desfecho, uma missão impossível.

A série irá virar filme. Jogos Vorazes tem previsão de estréia para março de 2012. Aproveitem e se deliciem com o trailer.