17 de maio de 2013

Liberta-me - Tahereh Mafi - Editora Novo Conceito


 

 

Por se tratar de uma série pode conter spoiler para quem não leu Estilhaça-me.

Juliette ousou acreditar que estava em segurança no Ponto Ômega. Que agora poderia se sentir salva, segura, feliz e amada. Porém as coisas nunca foram fáceis para Juliette e isso não irá mudar agora.

Algo está acontecendo com Adam. Ele parece tão perto e ao mesmo tempo tão distante. Ele parece fraco, frágil, doente. Por mais que Juliette pergunte, ele não fala sobre o que está acontecendo. Ele sabe que a verdade irá devastar Juliette, entretanto não existem segredos capaz de durar para sempre, e como ele temia, Juliette sente-se destroçada diante de tal revelação.

Mas o destino nunca foi bondoso com Juliette. Só isso não seria o bastante, pelo menos é o que o destino pensa, e junto com a bomba lançada por Adam em seu coração, ela ainda precisa lidar com a confusão de sentimentos que tem em relação à Warner.

Warner que a sequestrou. Que quis transforma-la em uma arma de destruição. Que torturou e quase matou Adam. Que mata inocentes como se matasse insetos. Que desperta desejos e sentimentos proibidos. Que mexe com sua cabeça. Que parece ser mil e uma pessoas diferentes dentro do corpo perfeito de um só.

Entretanto esses são os problemas pessoais de Juliette e chegou o momento dela perceber que o mundo não gira em torno do seu umbigo. Eu o mundo é maior e muito mais complexo. E que ela precisa decidir se está pronta ou não para enfrentar essa realidade.
 

Liberta-me – Editora Novo Conceito é o segundo livro da trilogia distópica da autora Tahereh Mafi.
Percebemos facilmente a evolução e o amadurecimento da autora neste segundo livro.
Os personagens estão mais complexos, mais bem trabalhados e várias cenas são de deixar qualquer leitor paralisado esperando o que irá acontecer.

É fácil entender o que podemos chamar de egocentrismo de Juliette. Ela viveu tanto tempo sozinha e isolada que é muito difícil perceber que existe um mundo muito mais complexo que os seus problemas com seu dom/maldição ou com sua vida sentimental.
Foi delicioso acompanhar enquanto ela fazia tais descobertas, mesmo que durante esse processo ela precisasse sofrer ainda mais.

Adam continua sendo um personagem apaixonante. Lindo, apaixonado e disposto a colocar a própria vida em risco pela amada. Ok, vocês podem dizer que isso é clichê, mas ele é assim sem ser irritante, pelo menos para mim.

O triângulo amoroso Adam-Juliette-Warner ganha força total neste livro e antes que você pense em reclamar e dizer que não aguenta mais isso em todo livro, me deixa dizer uma coisa, aqui esse triângulo tem poder, tem fogo, e mexe com as estruturas do livro, dos personagens e do leitor.

Warner está tão igual e tão diferente do primeiro livro que assim como Juliette ficamos tentando entender e descobrir qual é o verdadeiro Warner. O que ele viveu e passou e se ele poderia realmente mudar e ser uma pessoa melhor, diferente.

Adam ainda é meu favorito, porém meu coração sentiu-se abalado por esse Warner desconhecido, misterioso.

A guerra é iminente, chegou o momento de cada personagem decidir seu lado e seu papel nesta história e muitas vezes essa não será uma decisão fácil. A guerra será sangrenta, muitos serão abatidos e a vitória é um sonho que pode estar muito mais distante do que todos poderiam imaginar.

O final deixa no ar muitas possibilidades, muitas esperanças, muitas expectativas e espero que o próximo volume chegue logo e preencha corretamente cada pedacinho quebrado, rasgado e perfurado do meu coração.