23 de fevereiro de 2010

Maldade


Como agir quando as pessoas que deveriam nos proteger são aquelas que mais nos fazem mal???

A maioria das pessoas age com a submissão, e isso é o que acontece com Grace Adans, pelo menos durante algum tempo. Tempo demais.

Grace é filha única de John Adans e Ellen Adans. John é um famoso advogado na pequena cidade de Watseka. Nasceu e cresceu nesta cidade e é simplesmente adorado por todos, considerado um cidadão modelo, integro, amável, decente e bondoso.

Mas quando passa pela porta de sua casa, tudo  muda. O pai que Grace conhece é uma pessoa extremamente violenta que bate em sua mãe há muitos anos.

A mãe de Grace aceita essa violência em nome do "amor" que sente pelo marido, e com medo de que ele a abandone, esconde os ferimentos de todos e sempre se isola das pessoas.

Nem mesmo quando Ellen adoece as coisas melhoram, na verdade para Grace é quando tudo realmente piora. Ellen já não pode satisfazer o marido, e ele foi categórico ao afirmar que se ela quisesse manter o casamento algo deveria ser feito para satisfazê-lo. A mãe sabia muito bem o que ele queria. Ele queria Grace.

Ao invés de proteger Grace de um futuro tão cruel, ela faz exatamente ao contrário, o amor está tão distorcido dentro desta mulher que ela tenta convencer Grace a ser "boazinha" para o pai, pois assim ele a amará ainda mais.

Foi assim que aos 13 anos Grace foi estuprada pelo pai com a ajuda da própria mãe. Grace sabia que aquilo tudo era errado, mas ao menos ele não batia mais na mãe, que piorava de saúde a cada dia. Os dias, os meses e os anos vão passando, Grace se afasta cada vez mais das pessoas, não tem amigos, afinal ela sabe que o que acontece em sua casa é errado, mas não sabe como lutar contra isso.

Após quatro anos de estupros, a mãe de Grace morre, e ela sente que agora tudo acabou, Afinal ela só aceitava aquilo por causa da mãe, para protegê-la do pai. Mas Grace percebe como foi ingênua ao pensar isso na noite após o enterro da mãe. O pai tenta violentá-la novamente, mas dessa vez Grace não aceita e eles travam uma luta. O estupro acontece, mas em meio à luta pela sua sobrevivência Grace consegue pegar a arma que a mãe guardava na mesa de cabeceira e mata o pai.

Ela mesma chama a policia, e mesmo com todos os indícios do que havia acontecido, afinal pai e filha estão nus, a camisola de Grace está toda rasgada, ela está toda machucada e o pai morto sobre a cama, os policiais que tanto admiravam John procuram outra explicação para o que aconteceu.

O fato de Grace ainda estar tão abalada e ver tudo de modo tão distorcido não ajuda em nada, ela apenas diz que atirou no pai, mas se nega a dizer o que aconteceu e até mesmo nega que tenha sido violentada.

Quando a psiquiatra Molly, (indicada pela policia para avaliar se Grace tem condições de ir a julgamento) e seu advogado David conseguem que Grace conte toda a verdade sobre o que se passava em sua casa, parece já ser tarde demais. Afinal ninguém acredita que o amado John poderia violentar a filha. E Grace acaba sendo condenada a 2 anos de prisão e mais 2 anos de liberdade condicional.

Grace agora confia e sente uma grande amizade por Molly e David, os únicos que acreditaram nela o tempo todo, e é por eles que ela está disposta a suportar os anos na prisão.

O tempo na prisão não será fácil, mas Grace irá resistir, e seu maior desafio será resistir ao mundo do lado de fora das grades.

Ao sair da prisão Grace se muda para Chicago, na esperança de começar uma vida nova. Seu agente da condicional tenta tirar vantagens de sua posição sobre Grace, afinal ela é uma linda moça e está sob sua responsabilidade, mas Grace não é mais aquela menina ingênua que não sabe como se defender, e deixará isso bem claro para ele.

Ao fim da condicional Grace já estará trabalhando em algo que a faz muito feliz, mas ainda não consegue seguir adiante com sua vida, afinal não é fácil confiar novamente nas pessoas. Após algum tempo irá conhecer uma pessoa e novamente irá se decepcionar tão fortemente, que isso a fará mudar-se para Nova York para recomeçar novamente.

As coisas nunca serão fáceis para Grace, mas aos poucos ela se estabelece em um novo emprego e passa a ser voluntária em um abrigo para mulheres e crianças violentadas, pois ela conhece está realidade e tem certeza que poderá ajudar. O que ela não imagina é que por causa disso acabaria quase morta.

Em uma noite Grace é agredida por um homem embriagado cuja mulher havia procurado ajuda no abrigo onde ela trabalhava. Grace é levada quase morta ao hospital, mas resiste aos ferimentos e é este ataque que fará com que uma pessoa especial se aproxime ainda mais dela.

Dependerá apenas dele fazer com que Grace se abra novamente para o amor e encontre a verdadeira felicidade.

Mas como a vida de Grace nunca foi fácil, os fantasmas do passado ainda voltarão para tentar destruir sua felicidade, mas Grace está disposta a tudo para que isso não aconteça.

Um livro maravilhoso e que vale a pena ser lido.

17 de fevereiro de 2010

Tem Alguém aí?


Enquanto Ana está na Irlanda (na casa dos pais) recuperando-se de um acidente que lhe deixou com o braço quebrado, o joelho estourado, alguns dedos das mãos sem as unhas e uma enorme cicatriz que corta todo o seu rosto, ela só pensa em voltar para Nova York.

Afinal em NY é onde está sua vida, é onde está o "melhor emprego do mundo", é onde estão seus amigos, e acima de tudo isso, é onde está Aidan.

O melhor emprego do mundo consiste em ser relações públicas de uma badalada marca de cosméticos e ter a sua disposição uma infinidade de produtos de beleza, cremes, sais, óleos de banho, batons, base, sombras, rímel, produtos para os cabelos e o que mais se possa imaginar.

Amigos: Jacqui, sua melhor amiga desde a Irlanda, que trabalha como concierge VIP em um grande hotel (ou seja, ela cuida para que todos os pedidos excêntricos dos astros sejam atendidos). Raquel, uma das irmãs de Ana, ex-viciada e que hoje trabalha com ex-dependentes. Luke o marido gostoso de Raquel que sempre atrai os olhares femininos para a região entre suas coxas, inclusive os olhares de Ana. Temos também os "homens de verdade", Joey, Gaz e Shake, com seus cabelos compridos e seus jeans apertados. Leon e Dana com seu jeito irreverente, mas sua amizade sincera.

Aidan, um homem lindo, simpático, charmoso. O único homem que fez o coração de Ana realmente bater mais forte, se render e se apaixonar. Seu único e verdadeiro amor. Seu marido.

Quando se sente um pouco mais forte Ana volta para NY e para sua vida, mas ao chegar se surpreende com o apartamento vazio. Aidan simplesmente sumiu.

Ela liga diversas vezes por dia em seu celular, mas é sempre atendida pela secretária eletrônica,  envia diversos e-mails sempre com temas leves para não pressioná-lo. Algumas vezes Ana chegou a vê-lo pela cidade, mas nunca conseguia falar com ele, já que ele estava em outro ônibus ou em outro táxi.

Os dias vão passando e Aidan não entra em contato com Ana, a saudade aumenta a cada minuto e de repente, não mais que de repente ela descobre-se lembra-aceita a verdade, Aidan não irá voltar. Aidan está morto!

Ela sente uma dor, uma tristeza e uma revolta imensa. Como ele pode morrer? Como ele pode abandoná-la?

E nesse momento ela sente  uma intensa necessidade de saber onde ele está, como ele está? Então ela parte em uma busca delirante por uma forma de entrar em contato com Aidan no outro  mundo. Mesmo sem ter certeza de que acredita em outro mundo.

Em seu caminho surgirão médiuns totalmente vigaristas, alguns nos quais ela não acredita 100%, mas também não desacredita e um em que ela irá depositar todas as suas esperanças.

O livro narra acontecimentos do passado de Ana, como ela consegui o badalado emprego, como conheceu Aidan, como se apaixonaram e como era a vida deles, com os fatos atuais, a dor, a tristeza e o desespero de saber que Aidan se foi para sempre e que ela precisará encontrar forças para continuar sem ele.

Paralelo a isso ainda temos as hilárias histórias da família mais que maluca de Ana, isso inclui o mistério do coco do cachorro e as investigações/envolvimento de sua irmã Helen com o mundo do crime.

O texto é leve, com muito diálogo e trocas de e-mails que fazem você rir, chorar e se emocionar.

O final reserva para Ana dois lindos bebês que a farão ver a vida com outros olhos. E até as últimas linhas iremos nos perguntar se Ana irá ou não ver uma borboleta.

14 de fevereiro de 2010

Selos e Mimos


Este super selinho ganhei da grande amiga Mariane (Compartilhando Leituras), e todos que a conhecem sabe que é uma garota meiga, que adora Augusto Cury entre outros e tem um blog fofo, que ela cuida com muito carinho.

Nem preciso dizer como fiquei feliz ao ser indicada por ela para receber este selo. Minhas resenhas maravilhosas??? Achei que fosse desmaiar de tanta alegria.

Como todos os selinhos tem suas regrinhas, aqui vão elas:

1. Indicar o link do post da resenha que você fez e mais gostou;

2. Presentear com o selinho outros blogs que tenham resenhas maravilhosas;

Cada vez que leio um livro ele desperta em mim determinadas sensações, emoções. As vezes tem a ver com o período que estou vivendo, outras apenas com o conteúdo do livro. Logo que comecei meu blog tinha bastante dificuldade em expressar o que havia sentido ao ler,  minha impressões sobre o livro. Tudo estava ali na minha cabeça, mas achava muito complicado colocar tudo por escrito. Com o passar do tempo percebo que estou melhorando um pouco a cada dia  -por isso fiquei tão feliz com o selo- ainda pretendo melhorar mais.

Quando fiz a resenha deste livro, foi como se tivesse parado de me arrastar e começasse a engatinhar na escrita, por isso gosto muito dela. Também adorei e indico o livro.

Visito blogs sensacionais, cada um deles com um estilo próprio de leitura e de escrita, mas todos eles agregam experiências maravilhosas ao nosso dia a dia e nos oferecem um mundo infinito de possibilidades na leitura.

Vários blogs já foram indicados pela Mari, como a Alê, a Débora, a Michele, a Julianna e outros mais, recomendo que visitem Todos eles, são realmente fantásticos.

Mas como o mundo da blogsfera é imenso (como coração de mãe), temos ainda vários outros que possuem resenhas maravilhosas. Então indico este selo para:

Lendo nas entrelinhas - A Hérida é uma pessoa fantástica e suas resenhas são maravilhosas, sempre encontramos diversos estilos literários e dicas valiosas.

Coisas minhas - A Fernanda é um doce de pessoa, seu blog é acolhedor e cheio de carinho. Suas resenhas são muito bem escrita e  divididas em partes: porque ela escolheu o livro, sobre o que ele fala, destaques e sua opinião pessoal.

Livros de Bia - O blog da Bia foi o primeiro que conheci quando criei meu blog e simplesmente me apaixonei por ele e por ela. É alegre e possue sempre dicas fabulosas e resenhas de alta qualidade. E como a Bia é fã da Nora Roberts é impossível resistir.

Menina da Bahia - A Natalia é uma pessoa que irradia energia, e você percebe isso assim que visita o blog dela. Ela adora livros de banca, e seu amor contagia, prova disso é que vou participar da maratona de banca. Suas resenhas são sempre fascinantes e cheias de detalhes, é impossível não colocar as dicas dela na sua lista de futuras aquisições.

E como disse a Mari: Parabéns a todos os espaços da blogsfera que postam suas resenhas de uma maneira responsável, ética e original!

10 de fevereiro de 2010

A rainha do castelo de ar



Terminei o último livro da trilogia Millennium e achei fantástico o desenrolar da história.

Para aqueles que não se lembram, o primeiro livro "Os homens que não amavam as mulheres" foi comentado Aqui, e no meu ponto de vista serviu apenas para conhecermos um pouco dos personagens centrais: Mikael e Lisbeth.

Já no segundo "A menina que brincava com fogo", que também foi comentado Aqui, é onde a história realmente acontece, onde poderemos começar a entender os mistérios que cercam Lisbeth.

O último livro é perfeito - tirando as partes sobre os integrantes da Sapo, que achei um tanto longa, era um tal de "fulano" se formou em tal ano, em tal profissão, foi promovido em tal epóca, era subordinado direto de "beltrano", e mandava diretamente em "ciclano" e no outro "ciclano"; deu para entender?

O livro começa no exato momento em que o anterior termina, é como se realmente fossem um livro só, então é bastante interessante começar a ler um na sequência do outro.

Lisbeth quase morta é levada ao hospital, operada, sobrevive e aguarda melhoras para ser levada a prissão, onde irá responder por uma lista imensa de delitos.

Alexander Zalachenko também está hospitalizado e jura inocência, colocando toda a culpa pelos crimes em Niedermann, e acusando Lisbeth de tentar matá-lo.

Mikael corre contra o tempo para reunir provas que ajude a inocentar Lisbeth, durante este processo mais crimes continuam a acontecer, um assassinato, um suícídio bastante suspeito, roubos, escultas telefônicas e outras coisinhas mais.

Lisbeth mesmo confinada em um hospital consegue através de seus talentos (lembram que ela é uma hacker?) ajudar Mikael a encontrar provas contra os verdadeiros culpados.

O julgamento de Lisbeth chega e é simplesmente fantástico a forma com que o autor preparou o desenrolar dos fatos. Todos acham que Lisbeth é realmente uma maluca de carteirinha (por causa da forma como ela se apresenta vestida no tribunal e pelo fato de responder apenas as perguntas que lhe convem e da forma que bem entende), e que sua advogada Anita (irmã de Mikael) é um fracasso, o que eles não imaginavam era a carta que elas tinham na manga, e quando chega o momento do depoimento do escroto do psiquiatra Peter Teleborian tudo começa a mudar de figura. Este momento é um dos melhores do livro.

Como já disse e acho que vocês perceberam realmente gostei muito do livro, para aqueles que esperam um final onde Mikael descobre estar loucamente apaixonada por Lisbeth, se declarar e os dois viverem felizes para sempre, esquece. Stieg Larson é muito melhor que isso, fomos brindados com um final que ao meu ver não poderia ser melhor. Recomendo a leitura sem sombra de dúvidas, e quando chegar as partes meio chatas sobre a Sapo, lembrem-se que é um mal necessário e que valerá a pena.

8 de fevereiro de 2010

Blogagem Coletiva - Não ao Plágio


A blogosfera literária unida vem através desta blogagem coletiva mostrar seu repúdio a aqueles que se utilizam dos textos alheios para se projetar na web.


O mundo virtual dos blogs é um espaço livre, de compartilhamento de ideias e opiniões, mas essa liberdade também deve ser norteada pelos princípios da ética e da camaradagem.

Infelizmente a ética e a camaradagem não têm sido respeitadas por algumas pessoas. Nos últimos dias tivemos conhecimento de que um dos blogs dedicados a falar sobre o universo dos livros o "Nossos Romances", foi quase que totalmente copiado. A proprietária (e nós também) vimos que além do layout do blog, vários textos foram simplesmente transplantados de um blog para o outro. A confirmação do plágio se deu a partir da comprovação que as mesmas resenhas publicadas no blog Nossos Romances, estavam publicadas aqui.

Plágio 1

Plágio 2

Plágio 3

Plágio 4

Plágio 5

Plágio 6

As blogueiras têm consciência de quando os textos estão inseridos na internet, há possibilidade de menções e cópias, mas o que não é admitido é ter os nossos textos copiados, sem a nossa autorização ou, pelo menos, um aviso de que o texto será reproduzido. A falta desse aviso é compreendido pelas blogueiras como uma simples cópia com o intuito de aproveitar-se da audiência e/ou sucesso alheio.

O caso do blog Nossos Romances que teve seu template e textos copiados, chegou a tal ponto que até o domínio .com.br foi registrado. A ação é considerada como plágio e a blogosfera literária repudia, abomina e em conjunto vai denunciar essa atitude.

6 de fevereiro de 2010

selos e mimos 2010



Este é o primeiro selinho de 2010 e ele é simplesmente lindo!!!! Este bebê é tudo de bom, dá vontade de apertar, cheirar e encher de beijinhos.

Quem me presenteou foi a Nara (Um mundo só meu...) e fiquei super feliz pela indicação.

Regra para quem recebe o selinho:

Postar no blog e dizer quem indicou. OK

Indicar 05 blogs para receber o presente.

Natalia - Menina da Bahia

Responder a pergunta: Por que seu blog merece ganhar flores?

Quem deveria responder isso são vocês. Mas acho que é porque tento mostrar aqui o que realmente sou, alegre, amiga, anciosa, confusa, apaixonada por livros, e porque faço o melhor que está ao meu alcance para tornar esse espaço agradavél e amigo.

Vou me despedir com um poema que acho lindo.

"Onde você vê um obstáculo,
alguém vê o término da viagem
e o outro vê uma chance de crescer.
Onde você vê um motivo pra se irritar,
Alguém vê a tragédia total
E o outro vê uma prova para sua paciência.
Onde você vê a morte,
Alguém vê o fim
E o outro vê o começo de uma nova etapa...
Onde você vê a fortuna,
Alguém vê a riqueza material
E o outro pode encontrar por trás de tudo, a dor e a miséria total.
Onde você vê a teimosia,
Alguém vê a ignorância,
Um outro compreende as limitações do companheiro,
percebendo que cada qual caminha em seu próprio passo.
E que é inútil querer apressar o passo do outro,
a não ser que ele deseje isso.
Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.
"Porque eu sou do tamanho do que vejo.
E não do tamanho da minha altura."

(Fernando Pessoa)



3 de fevereiro de 2010

A menina que brincava com fogo



Este é o segundo livro da trilogia Millennium, o primeiro "Os homens que não amavam as mulheres"  foi comentado Aqui.

Percebi que o primeiro livro serve mais para conhecermos os personagens, pois é no segundo que a história realmente acontece.

Fomos apresentadas a Lisbeth Salander e a Mikael Blomkvist entre outros.

Lisbeth é uma magrela quase anoréxica, com pouquíssimos amigos, vida social quase nula, mas dona de uma inteligência excepcional, memória fotográfica e ainda é uma hacker de alto nível, talvez a melhor no "mundo dos hackers".

Apesar de todas essas qualidades, Lisbeth já foi internada em um hospital psiquiátrico durante a infância e vive até hoje sobre regime de tutela, por ter sido considerada incapaz. Como alguém com tanta inteligência pode ser considerada incapaz???

Mikael é o jornalista gostosão, sócio da badalada revista Millennium que está novamente envolvida em uma reportagem que vai estremecer os alicerces da sociedade Sueca, afinal eles não só publicarão uma matéria e um livro sobre o tráfico de mulheres, como irão dar nomes e sobrenomes aos envolvidos, e isso inclui juízes, jornalistas, policiais e promotores.

É durante as investigações e preparações para este lançamento bombástico que três assassinatos são cometidos. Uma das vítimas é o jornalista Dag que está trabalhando com Mikael na reportagem e também sua esposa Mia, que colaborou com alguns dados fundamentais. A terceira vítima é o tutor responsável por Lisbeth. Lembram-se dele?

Todas as evidências apontam que a autora de tais crimes foi Lisbeth e a mídia não perde tempo em rotulá-la como uma lésbia, psicopata, com tendências ao satanismo. Mikael não acredita em nenhum momento que Lisbeth seja realmente culpada e parte com tudo para provar sua inocência.

 Iremos descobrir e desvendar junto com Mikael o passado de Lisbeth, e passaremos a entender o porque dela ser uma pessoa tão introspectiva.

 É uma delícia acompanhar os momento de maior indecisão de Lisbeth, quando ela se vê forçada a confiar nas pessoas, algo realmente difícil para ela.

A cada página lida você irá sentir uma raiva tão grande por tudo o que aconteceu que é quase impossível se separar do livro antes de chegar ao final.

Achei o livro fantástico e o final faz você quere ler "A rainha do castelo de ar" no mesmo minuto.